Houve um feriado esta semana

Foto de Denise Santos

Hoje é dia 31 de agosto, no final de uma semana em que houve um feriado na Inglaterra. Pois é, dia 26, segunda-feira passada, foi feriado.

Errei ou acertei ao pensar que, após ler a última frase acima, você pensou: “Feriado de quê?” ou “Feriado por quê?”

Pergunto isso porque, toda vez que comento com minha família ou amigos brasileiros que há um feriado por aqui, sempre ouço uma pergunta que me pede que justifique a ocorrência de tal feriado . E, como nesta semana, às vezes minha resposta é complicada: “Bem, feriado ‘por nada’, feriado ‘de nada’. Foi feriado e ponto final. Um feriado chamado bank holiday, quando os bancos não funcionam, nem as escolas, nem a maioria dos escritórios, é como um domingo”. “Mas por quê?”, costumam insisitir meus interlocutores brasileiros, para quem o conceito de feriado tem que estar associado a alguma razão religiosa, ou histórica, ou qualquer outro argumento mais convincente.

Mas as coisas não funcionam assim na Inglaterra. Não há, por exemplo, feriados relacionados a eventos históricos por aqui. Nos dias em que se comemora o aniversário de batalhas famosas, ou eventos importantes em guerras recentes e não tao recentes, ou nascimentos ou mortes de personalidades famosas, entre outros, pode-se ver uma ou outra comemoração oficial, discursos, celebrações – mas não se tem nenhum feriado que ocorra anualmente em comemoração a tais datas.

Não há, também, muitos feriados relacionados a razões religiosas. Com exceção do dia de Natal (Christmas Day) e da Sexta-Feira Santa (Good Friday), não há outros Bank Holidays associados a celebrações religiosas por aqui. Nem o dia 23 de abril, dia de São Jorge (Saint George’s Day), é feriado. Isso é curioso porque, afinal, São Jorge é o padroeiro da Inglaterra! É mais curioso ainda para uma carioca como eu, porque o dia 23 de abril é feriado no estado do Rio de Janeiro! Mas não é na Inglaterra. Nesse dia, os pubs costumam se enfeitar com bandeirinhas da Inglaterra, as pessoas lá se reúnem para conversar e beber após o trabalho, e assim se comemora o dia do santo padroeiro do país. Sem feriado!

Ao todo, são oito os bank holidays em um ano na Inglaterra. Em 2019, a lista de bank holidays é as seguinte:

New Year’s Day 1 January
Good Friday 19 April
Easter Monday 22 April
Early May Bank Holiday 6 May
Spring Bank Holiday 27 May
Summer Bank Holiday 26 August
Christmas Day 25 December
Boxing Day 26 December

(fonte: https://www.gov.uk/bank-holidays)

Neste ponto imagino que você esteja se fazendo algumas perguntas:

Easter Monday? Como assim? A Páscoa (Easter) não cai num domingo

Pois é, a Páscoa sempre cai no domingo, mas na Inglaterra (e em vários outros países tais como a Austrália, a Nova Zelândia, e muitos outros), a segunda-feira que segue o domingo de Páscoa é feriado. Repare que, como a Sexta-Feira Santa também é bank holiday aqui, nessa época do ano muitas pessoas têm um feriadão de quatro dias.

E o que vem a ser esses Early May, Spring e Summer Bank Holidays?

Esses são os bank holidays como o que houve esta semana (há um desses no ínicio e outro no final de maio; e outro no final de agosto, normalmente associado ao final das férias escolares de verão). Esses bank holidays caem sempre nas segundas-feiras, criando o que se chama de bank holiday weekend, em que as famílias costumam viajar. Para os que ficam em suas cidades há sempre uma programação cultural especial, com várias opções de lazer e entretenimento.

Boxing Day?? O que vem a ser isso? Dia de se lutar boxe ou ver luta de boxe?

Não, nada disso. Boxing Day é um feriado que sempre cai em 26 de dezembro. A origem desse bank holiday é controversa e há muitas teorias que tentam explicar a origem do nome boxing nessa celebração. Mas acredita-se que essa celebração está de alguma forma associada à prática de se darem presentes aos mais pobres, e esses presentes – ou dinheiro – seriam entregues em caixas (boxes) tradicionalmente. Um detalhe sobre Boxing Day é que esse dia é atualmente associado a liquidações em lojas no Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia (assim como o dia seguinte ao Thanksgiving nos Estados Unidos). Nesse dia há promoções em quase todas as lojas, e algumas delas chegam a abrir por volta das 5 da manhã, criando longas filas de ávidos compradores antes da abertura das lojas. Para os amantes de futebol, Boxing Day é um dia de se passar em frente a TV vendo os inúmeros jogos que acontecem nesse dia!

É isso aí então, caros leitores. Feriados são diferentes dependendo de onde moramos: podem cair em datas diferentes, e variam nas origens das suas comemorações. E nem sempre a pergunta “feriado de quê?” pode fazer sentido!

Links interessantes sobre o tema

https://www.learnenglish.de/culture/bankholidays.html

Para saber mais sobre bank holidays, sua origem e o que eles significam nos dias de hoje no Reino Unido, visite este site.

https://holidays.pppst.com/federalholidays.html

Neste link você pode ter acesso a outros vários links com recursos para a sala de aula sobre o tema “Public holidays in the US”, incluindo apresentações em slides e jogos.

http://www.michellehenry.fr/celebrasites.htm

Neste site você encontra inúmeros recursos (planos de aula, informações, entre outros) sobre “Holidays and traditions around the world”.

(Uma versão desta postagem foi publicada no blogue da DISAL em 30 de agosto de 2013)

4 thoughts on “Houve um feriado esta semana”

  1. Oi Denise, não sabia dos feriados da Inglaterra, é muuuuito diferente mesmo e tem bem poucos, até pq os feriados religiosos não se aplicam aí pelo fato de não ser um país católico.
    Adorei saber!! !

    • Oi Katia, obrigada por passar por aqui para ler e comentar. Pois é, mesmo a Páscoa e o Natal aqui têm características bastante diferentes das celebrações pras mesmas datas no Brasil. Beijo grande!

Leave a comment